
Contamos com 26 profissionais capacitados e envolvidos direta e indiretamente com a humanização da gestação, parto e nascimento!
Laís Lacerda
Fundadora do INEPES, Doula (2014), Bacharel em Serviço Social (Ufes/2015), Educadora Perinatal (2016), Manejo Clínico em Amamentação (BLH/HUCAM 2017), atualização em Aleitamento Materno (2020), pós-graduada em Saúde Materno-infantil (2021), Presidenta da ADOULES e conta com mais de 500 famílias atendidas.
Louise Munier
Mãe do Gabriel e da Lavínia, Antirracista, Doula Pela Fadynha desde 2018 com atualização pela EPSJV/FIOCRUZ, Educadora Perinatal, Consultora em Lactação desde 2019, Graduanda de Licenciatura em Sociologia, Palestrante, Diretora de Tesouraria na Associação de Doulas do estado do RJ (Adoulasrj), Fundadora e Ex-Coordenadora do Projeto Acolher Gestante (Voluntariado de Doulas da ADoulasRJ), Coordenadora do único Projeto de Voluntariado Institucional de Doulas Autorizado e Regulamentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro (Coletivo Doulas HP), Membra da Comissão Especial de Combate à Violência e ao Racismo no Ambiente Obstétrico da Câmara Municipal do Rj (CECOVRAO), Fundadora e Coordenadora do projeto Gerando no Juramento (Projeto de Educação Popular em Saúde e direitos reprodutivos na Favela)
Keylla Moreira
Doula, educadora perinatal, habilitada em Spinning Babies, certificada em aromaterapia no ciclo gravídico puerperal e massagem gestacional. Estive como Doula voluntária na maternidade Herculano Pinheiro e como uma das diretoras de Relações Institucionais da AdoulasRJ. Componho atualmente o corpo de preceptoras do Curso de Qualificação Profissional de Doulas da EPSJV/Fiocruz. Mãe do Júlio e da Ana que me trouxeram esse universo da maternidade real e me inspiram a ser diariamente a mudança que eu quero na sociedade e em mim.
Laís Freitas
Fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher (UNICAMP), atuando na área desde 2016, além de cursos complementares. Com foco em fisioterapia uroginecológica e obstétrica. Na faculdade de fisioterapia surgiu a vontade de atuar na área que foi só crescendo com o decorrer dos anos. Estar nesse universo feminino, participar de alguma forma da vida de cada mulher e aprender um pouco com cada uma que passa é uma grande honra, levo essa profissão como uma missão de vida.
Janaína Gentili
Advogada com 29 anos de experiência em contencioso cível, atuando para escritórios terceirizados de instituições bancárias, concessionária de serviço público e diversas empresas localizadas no Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara – CADEG- , Mercado Municipal do Rio de Janeiro. Docente há 21 anos atuou como professora de área cível e processual civil em graduação, pós-graduação lato sensu e pós médio também coordenou cursos de pós-graduação lato sensu, Núcleo de Prática Jurídica em instituições de ensino superior, ambos da rede privada, bem como nos de atualização e qualificação profissional de doulas nível pós_médio da FIOCRUZ/RJ. Especialista em Direito Civil e Processual Civil (2004), além de exercer a advocacia, ministra aulas, palestras, oficinas, oferece assessoria e consultoria jurídica e treinamentos através de sua empresa Capacita Gentili tanto para empresas, quanto para pessoas físicas e/ou grupos interessados. Contadora de Histórias pela CAL/RJ, Francisco Gregório Filho e Sinara Rubia, é Mestra em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ e bolsista de apoio técnico pelo CNPq na Rede Transnacional de Pesquisa sobre Maternidades Destituídas, Violadas e Violentadas – REMA – se debruçando nos estudos sobre o cuidado perinatal sob a perspectiva racial, abordando os mais variados tipos de violência e discriminação no ambiente obstétrico, usando a categoria analítica de Conceição Evaristo, “a escrevivência”.
Aline Martinells
Aline Martinells é doula para aprender amar a vida. Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a pesquisa: “A luta das doulas pelo reconhecimento profissional”. Ela é uma mulher negra em movimentos, atua na Associação de Doulas da Paraíba, integra a coordenação nacional do Movimento Negro Evangélicos e da Rede de Mulheres Negras Evangélicas. É professora titular no Instituto Nacional de Educação Perinatal e Saúde (INEPES). Atuou na formação de Doulas no SUS na Escola de Saúde Pública da Paraíba que formou doulas do litoral ao sertão paraibano, incluindo a formação de doulas quilombolas. Faz parte do projeto de doulas GESTAMAR, que atua nas periferias ofertando educação perinatal para usuárias do SUS. Assim ela caminha porque acredita que o parir deve ser respeitado e o nascer deve ser gentil.
Patrícia Ramos
Psicóloga formada pela UNESA, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Ruy Barbosa (SSA/BA), estudante da pós-graduação de Sexualidade Humana pela FAVENI e membro de grupo de estudos da Escola Brasileira de Psicanálise. Ao viver o puerpério, veio o desejo de se tornar doula e se formou pelo Instituto de Yoga e Terapias Aurora (Fadynha). Seguiu aprimorando seus conhecimentos com cursos de amamentação e outras especializações, como o Workshop A Arte do Parto, de Naoli Vinaver. Foi tutora do Curso de Atualização Profissional de Doulas da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (FIOCRUZ) e fez parte da Diretoria de Formação e Pesquisa da Associação de Doulas do Rio de Janeiro.
Eduardo Pereira Soares
Graduado em Medicina pela Emescam com Residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo HSCMV. Gestor técnico de várias maternidades como Maternidade Municipal de Cariacica, Maternidade do Hospital Santa Mônica (Vila Velha), Maternidade São Camilo (Aracruz), Maternidade Pró-Matre (Vitória), Hospital Materno-infantil (Serra).
Andressa Cupertino
Técnica em Enfermagem com foco no atendimento a gestante e recém-nascido com experiência na Maternidade Pró-Matre (1998). Fisioterapeuta formada pela Unisales. Pós graduada em fisioterapia do trabalho. MBA em saúde primária. Formação em recursos manuais terapêuticos. Instrutora de Pilates, com formação pela escola Pilates Contemporâneo. Fisioterapeuta do programa de dor crônica do Viver Unimed.
Danielli Coan
Graduada (2017) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com um percurso na área de Saúde Mental e teoria psicanalítica, tendo atuado na clínica das psicoses através de trabalhos realizados em dispositivos destinados a portadores de sofrimento psíquico (CAPS II, CAPS III e CAPS AD). Doula e Especialista em Educação Perinatal formada e capacitada (2017) pelo Zalika. Pós graduada (2021) em Sexologia Aplicada pelo Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX). Colaboradora na ONG Alveare – Casa da Mulher, desde 2020, tendo atuado como facilitadora de grupos terapêuticos para gestantes e mães em vulnerabilidade social.
Leticia Cremasco
Mãe da Maria Luiza (2024), Doula e Educadora Perinatal (2020), habilitada Spinning Babies (2021), Hipnoterapia na Assistência Obstétrica (2021), Anatomia e Fisiologia do Parto Ampliados (2021), Psicologia do Puerpério (2022) PsicoNeuroEndrocrinoFisiologia da gestação e parto (2024), Onde está o bebê sem toque (2025), Doulas Qualificadas – Formação Continuada INEPES (2025). Meu propósito como doula é ser ponte para experiências positivas de parto e nascimento. Unindo olhar e escuta sensíveis e evidências científicas, apoio mulheres a se sentirem seguras para realizar escolhas conscientes e autônomas.
Joyce Reis
Mãe do Miguel, bióloga e pós-graduada em aromaterapia. Doula e educadora perinatal com atualização pela EPSJV/Fiocruz, também atua como consultora em amamentação. Dedica-se à promoção do cuidado integral durante a gestação, parto e pós-parto. É uma das diretoras da Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro (AdoulasRJ) desde 2022, integrante do Programa de Voluntariado Institucional Acolher Gestante e do Programa Doulas na UERJ: promoção de educação perinatal. Além disso, é professora no Curso de Formação de Doulas, no Instituto Federal de Goiás (UFG) e já atuou no Programa Gerando o Futuro, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Sua missão é oferecer informação, acolhimento e autonomia para que cada mulher viva a maternidade de forma consciente, respeitosa e empoderada.





























